2 de dezembro

hybris software apoia Schutz em estratégia omni-channel para canais digitais

Com hybris B2C Commerce, a Schutz apresenta ganhos significativos, como o aumento de 20% no tempo de navegação e rápido tempo de resposta.

A hybris software, uma empresa da SAP e provedora de plataformas para comércio de rápido crescimento global, anuncia que a Schutz, uma das marcas do grupo Arezzo, iniciou os investimentos em omni-channel, com a migração para o hybris B2C commerce. A empresa reestruturou seu canal de vendas online, pelo site e mobile, com o objetivo de se tornar uma empresa omni-channel.

Uma das principais marcas de calçados do Brasil, a Schutz implantou o ‘Projeto Omni’ com a estratégia de interligar canais de forma transparente ao consumidor, que independente do ambiente, físico, online ou mobile, tem as mesmas informações sobre os produtos e experiência de compra. Dentro dessa estratégia, algumas lojas já permitem que produtos do e-commerce sejam oferecidos por tablets, caso algum item esteja indisponível na loja física. “A hybris se mostrou a melhor solução, pois tem um forte posicionamento em omni-channel, alinhado com nossa estratégia de atender o cliente da melhor forma, independente do canal. Começamos o trabalho com a hybris no início do ano, e tivemos o lançamento do primeiro passo de uma estratégia ampla”, comenta Maurício Bastos, gerente do canal online do grupo.

A hybris mantém a parceria com a Keyrus desde 2009, que no projeto da Schutz foi responsável pelo back-end, arquitetura e programação no sistema hybris. A plataforma permitirá um desenvolvimento contínuo para a marca.

Para Maurício Bastos, a escolha da hybris é estratégica para a expansão do e-commerce no mercado internacional, uma vez que a empresa já tem forte presença nos Estados Unidos. “A plataforma da hybris atende nossa necessidade de ter uma plataforma ‘multi loja’, que pode ser gerenciada por um administrador, com ganho de escala e sinergia. A hybris tem uma plataforma nativa multi-língua e multi-moeda, que nos permitirá investir mais forte no e-commerce internacional. Além disso, a hybris aposta no conceito de omni-channel, de integração de todos os pontos de contato com o cliente, independente se é loja física, online ou mobile”.

Pelos canais digitais, a Schutz movimentou R$ 24 milhões em vendas em 2013, e 25% do seu público digital compra por dispositivos móveis, o que justifica o investimento da empresa na experiência digital do consumidor. No mobile e tablets, o projeto conta com o design responsivo, feito em parceria com a Uber Digital, empresa da enextgroup, que apoiou no design moderno e na experiência de navegação, pois o site se adapta a diversos tipos de dispositivos móveis e tablets, e a companhia lançará, em breve, um App para iOS.

Em comparação com o sistema anterior, o da hybris é mais flexível e permite mais customização, como o “Look and Feel”, a possibilidade de montar uma espécie de vitrine virtual, além da inclusão de mais detalhes sobre os produtos.

O novo site da Schutz conta com uma variedade de filtros para facilitar a localização de produtos. O cliente pode buscar por categorias, cores, tamanho do salto, materiais, tendências e ocasiões, e em breve haverá a opção de comprar com um clique. As mídias sociais também integram o projeto Omni, e os consumidores que seguem a marca pelo Facebook, Instagram e Pinterest têm mais uma forma de comunicação pelo canal online, com opções “Eu Gosto, Eu Tenho e Eu Quero Ganhar” para engajar os fãs com a marca Schutz.

Desde setembro, quando o novo projeto entrou no ar, os consumidores navegaram mais na plataforma, e houve aumento significativo no tempo de navegação e permanência em relação ao canal anterior. “As métricas nos mostram que estamos no caminho certo. O desempenho do site aumentou 20% e isso se traduz ao tempo de resposta no carregamento da página; a ferramenta de busca tem sido usada 20% mais, e houve queda na busca consecutiva, pois os consumidores estão achando o produto na primeira busca”, conta Maurício Bastos.

Para mais informações sobre o hybris B2C commerce, visite: www.hybris.com/pt